A BIBLIOTECÁRIA

 

Há quatro anos atrás eu me deparei com um desafio imenso. Pela primeira vez estava morando fora do Brasil e, obviamente, não sendo o país da minha nova residência nenhum dos países lusófonos que existem no mundo, tinha a tarefa “urgente” de aprender um novo idioma. Na verdade, eu nem sabia ao certo qual idioma eu deveria aprender, visto que vim morar num país multilíngue.

O pequeno país chamado Luxemburgo não reflete a modéstia de sua extensão territorial quando o território que estamos percorrendo se chama idioma. Embora a língua oficial do país seja o luxemburguês, as línguas francesa e alemã também são oficialmente utilizadas administrativa e socialmente. Sem esquecer o inglês que também é falado por quase todos os habitantes.

Diante disso, optei por aprender o inglês considerando o fato que, embora quase nulo, ainda existia alguns resquícios desta língua na minha memória e fiz minha inscrição num curso de luxemburguês que era ensinado em francês. Ou seja, tinha que aprender um idioma através de um outro idioma que eu também não sabia. Agarrei-me na esperança de o francês ser uma língua latina e, portanto, com suas similaridades com o nosso português e por ainda ter também alguns resquícios de francês quando o estudei em algumas disciplinas na Universidade (curso de Letras). 

Agora, devidamente contextualizada essa aventura linguística que aceitei enfrentar, apresento o resultado atual e o ponto em que me encontro na escalada deste “Everest”. Hoje, posso dizer que falo 4 línguas, entretanto estou bem longe de alcançar o topo da montanha. Alcancei um nível de luxemburguês suficiente para passar no teste de língua, o Sproochentest, exame exigido como um dos requisitos para a aquisição da nacionalidade luxemburguesa. E possuo um nível de inglês e francês que eu chamaria de operacional mas que, assim como o luxemburguês, precisam ainda ser aprimorados, para alcançarem o refinamento que tracei como meta.

Durante essa viagem pelo mundo dos idiomas, experimentei e continuo experimentando diversas formas de aprender uma nova língua, com o foco na eficiência e rapidez. Foram muitos momentos de frustração que converti em aprendizado. Portanto, aqui você encontrará sempre o que deu certo para mim e para diversas outras pessoas.

Nossas estantes estão a sua disposição, com um acervo constantemente atualizado para você encontrar as melhoras ferramentas para alcançar os seus objetivos da forma mais assertiva e rápida possível.

Rolar para cima