COMO APRENDER UM IDIOMA SOZINHO

Você gostaria de aprender um novo idioma sozinho, sem depender de professores, cursos, procurar falantes nativos para conversar, de forma eficiente e sem gastar nada ou quase nada? Então você está no lugar certo. Aqui você encontrará não apenas o caminho para fazer isso, mas um guia completo para alcançar o seu objetivo.

Os Livros

Saiba, de antemão, que uma das melhores ferramentas para se aprender ou aprimorar o conhecimento de um idioma são os livros. Ter o hábito da leitura na sua língua materna pode ser uma oportunidade ímpar para facilitar e acelerar a aquisição de uma nova língua.

Eu sou do time que defende que a aprendizagem de um novo idioma deve estar atrelada à prática de atividades que sejam desafiantes, mas, indispensavelmente, prazerosas e instigantes.

Por isso, para os amantes da leitura, por que não juntar o agradável ao útil? As vantagens serão imensas, principalmente, porque você não vai querer desistir. Sim, porque persistir na aprendizagem é o caminho que lhe levará ao seu objetivo.

Para os que não adquiriram AINDA o hábito da leitura, não pensem que vocês devem sair correndo deste artigo porque não vão encontrar nada de interessante ou proveitoso para vocês. Na verdade, é chegada a hora de você construir as bases para este hábito que tem o poder de impactar positivamente a sua mente e a sua vida. E levar dois pelo preço de um: lendo, ampliar seu conhecimento geral e aprender uma nova língua.

Para ambos os casos, os amantes da leitura e os aspirantes a amantes da leitura, o ponto de partida será basicamente o mesmo. Veja abaixo cada etapa do caminho a ser percorrido.

O Livro ideal

1. buscar livros que sejam desafiantes na medida certa, nem muito fáceis e nem muito difíceis. 

Se você for muito iniciante, recomendo os livros infantis, que são curtos e com muitas imagens. Se você já tem algum conhecimento da língua, te aconselho pular para a etapa seguinte.

2. escolher livros que abordem temas do seu interesse.

Livros de desenvolvimento pessoal, por exemplo, geralmente possuem uma linguagem bem simples e objetiva. Por isso, são ótimos meios de absorver estruturas gramaticais mais simples e ampliar o vocabulário. Agora, se você, já tem um conhecimento gramatical e lexical (vocabulário) razoáveis e deseja atingir o ponto mais alto de domínio do novo idioma, é hora de passar para a etapa 3.

3. ler obras literárias clássicas ou contemporâneas de alta qualidade.

Com este tipo de livros você  refinará o seu conhecimento do idioma, apreendendo estruturas gramaticais mais complexas e enriquecendo o seu vocabulário.

O Caminho a ser percorrido

Agora que você já sabe por onde começar, que tipos de livro deve ler, é hora de saber COMO ler esse livro de modo a se manter interessado e aprendendo.

Vou compartilhar com você o método que eu utilizei e continuo utilizando nas minhas aprendizagens. 

Primeiramente, eu sou muito curiosa e não consigo avançar na leitura se não souber o significado de cada palavra. Por isso, sempre paro a leitura e recorro ao dicionário. No entanto, você pode ler e tentar compreender o parágrafo, o texto sem precisar parar a cada 5 segundos para procurar uma nova palavra no dicionário. O importante é você tentar compreender o texto. Por isso, de vez em quando eu acho sim que será importante você ir ao dicionário para buscar o significado de palavras que são chaves para a compreensão do texto. Mas, não precisa parar a leitura para toda e qualquer palavra desconhecida, pois pelo contexto você poderá extrair o seu significado.

Como eu tenho esta tendência, de procurar o significado de todas as palavras que eu não conheço, que pode tornar a leitura bastante longa, eu sempre utilizei e utilizo a estratégia que apresentei acima: escolher o livro de acordo com o meu nível atual. Por isso, comece com livros fáceis e curtos e vai subindo na escala da dificuldade e do volume de páginas gradualmente.

Com isso, você sentirá o prazer de estar avançando a medida que você vai lendo, concluindo livros e dominando a língua de forma suave e constante.

Pronúncia

Outro fator extremamente importante: ler as palavras com a pronúncia correta. Por isso, quando for procurar no dicionário ou no google tradutor o novo vocábulo, não deixe de ouvi-lo várias vezes e repeti-lo também várias vezes.

Outra estratégia muito interessante é ler um livro ouvindo o seu áudio. Você pode, inclusive procurar audiolivros no Youtube e ler e escutar ao mesmo tempo.  Desta forma, além de ouvir a pronúncia correta das palavras, você também conhecerá o ritmo da língua, fator extremamente fundamental para entender e falar corretamente o idioma, e que muitas vezes é negligenciado. Cada idioma tem seu ritmo, sua música própria e única.

Usar livros e áudios para melhorar pronúncia

Portanto, sim, a leitura dos livros também pode te ajudar na pronúncia e entonação utilizando a estratégia acima.

Escrevi um um artigo completo sobre como usar essa estratégia para aprender inglês com links para baixar o livro “Alice no País das Maravilhas” em inglês e o link para acessar o audiolivro no YouTube. Acesse o aqui.

Fala e Escrita

E, agora como utilizar a leitura de um livro para desenvolver as habilidades de fala e escrita? Com a quantidade de conteúdo que você adquiriu com o livro, você terá material suficiente para utilizá-lo na sua fala e escrita de modo a aprimorá-las ao falar e escrever.

Você pode fazer uma resenha ou um resumo do livro que você leu de forma escrita e depois fazer uma apresentação oral. Pode gravar no seu celular e depois assistir e analisar seus erros e acertos na pronúncia e entonação e identificar a suas deficiências no vocabulário. 

Provavelmente, você se sentirá desapontado quando fizer isso pela primeira vez. Observará que esquece muitas palavras que você já conhece. Mas, o fato é que você as detém apenas de forma passiva, ou seja, você já tem um vocabulário bastante extenso, quando lê e até quando escuta você o compreende facilmente, mas na hora de utilizá-lo, ele parece que se esconde numa prateleira lá no fundo do seu cérebro e você sai para procurá-lo, fica tenso, essa busca vai tomando tempo e você conclui que, na realidade, você estava iludido e não sabe nada daquela língua efetivamente.

Mas, não é verdade, a prática de usá-lo fará com que ele se torne cada vez mais acessível. E vai chegar ao ponto que não vai mais precisar procurar palavras quando falar ou escrever, pois elas irão saltar na sua frente sempre que você delas precisar. Portanto, utilizando essa estratégia de forma CONSTANTE, logo você verá que terá dominado na prática todo o conteúdo que o livro te ofereceu.

Conselhos Finais

Uma observação muito importante: para ter uma autoconsciência sobre os aspectos inerentes a fala, como pronúncia e entonação de modo a sentir-se capacitado a corrigir a si mesmo, recomendo sempre ouvir áudios falados por nativos e que se expressam de forma clara, para não absorver formas erradas e que vão comprometer a clareza da sua comunicação.

Enfim, você sozinho, ou melhor, acompanhado de um livro é tudo que você precisa para aprender um novo idioma. E com a vantagem de ser fazer isso através de um processo prazeroso, sem pressão e ansiedade.

Para comprovar essa eficiência, leia aqui o artigo sobre o método de Kató Lomb, uma poliglota húngara que aprendeu mais de 20 idiomas depois dos 30 anos.

Sugestão de dicionário inglês online: WordReference

1 comentário em “COMO APRENDER UM IDIOMA SOZINHO”

  1. Pingback: As Lições do Pequeno Príncipe -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima