LIVRO IDEAL PARA APRENDER INGLÊS

O livro ideal para aprender inglês

Conheça neste artigo qual o livro ideal para aprender inglês e como utilizá-lo da forma mais eficiente possível para dominar este idioma.

Dentre as várias formas de dominar uma língua estrangeira, a leitura de livros é uma das maneiras mais eficazes de aprimorar todas as habilidades linguísticas.

Ou seja, além da leitura em si (reading), ler irá te ajudar na escrita (writing), na fala (speaking), na escuta (listening), na pronúncia, na compreensão cultural e, consequentemente, na sua fluência e na sua autoconfiança ao utilizar o idioma.

Se você quiser saber como a leitura pode ter um impacto tão positivo na aprendizagem e aperfeiçoamento de todas estas competências, leia esse artigo aqui.

E se você quiser uma prova de que ler pode ser a melhor estratégia para aprender um idioma, conheça o método de uma poliglota húngara que aprendeu mais de 20 idiomas lendo livros, clicando aqui.

Mas, neste momento, vamos ao encontro do livro ideal para aprender inglês

O livro escolhido

Escolhendo o livro ideal para aprender inglês

Já abordei no artigo sobre como aprender um idioma sozinho, que a escolha do livro é o passo mais importante. Você deve escolher um livro que seja desafiante na medida certa para você.

Portanto, não existe um livro que seja ideal para todo mundo, pois cada um está num degrau diferente na escada da fluência de um idioma. Você pode estar no nível iniciante, intermediário ou avançado. Além disso existem muitos gêneros literários que agradam um e desagradam outros.

Mas, existe um livro que considero um dos ideais para que você possa começar a testar este método imediatamente e ver o quão produtivo e eficiente poder ser aprender inglês lendo um livro.

Ele é ideal também porque o material necessário para utilizá-lo estará disponível para você agora mesmo. Você não precisará comprar um livro, fazer assinatura de um aplicativo de áudiolivro, etc. Embora esses recursos poderão ser utilizados por você posteriormente, na aplicação do método com outros livros. Mas, por enquanto, fique aqui comigo, você sairá com o que você precisa no momento.

Primeiro passo

Baixar o livro “Alice no país da maravilhas” (Alice’s adventures in Wonderland).

Escolhi esse livro pois ele possui uma história relativamente conhecida, tem uma linguagem simples e não é muito longo. Enfim, perfeito para você comprovar como poder ser fácil aprender inglês, sem precisar de recursos mirabolantes, caros ou complicados de usar.

O livro ideal

Com o livro em mãos, ou melhor, no computador ou celular, você irá ler o primeiro capítulo. Se você estiver num nível em que compreendeu tudo ou quase tudo, poderá passar para o seguinte passo.

Mas, se você teve muitas dificuldades com o vocabulário, irá pesquisar as palavras que são importantes para você compreender o texto.

Atenção: Não precisa procurar todas as palavras desconhecidas, mas apenas aquelas que são palavras-chave para a compreensão global do parágrafo ou capítulo. Você irá anotar no seu caderninho a nova palavra, depois irá procurar o seu significado em um dicionário online, como o WordRerence e aproveitar para ouvir a pronúncia.

Você pode escrever um exemplo de frase, fornecido pelo próprio dicionário, no seu caderno em frente a palavra anotada, pois depois você usará essa anotação para uma atividade complementar que irei lhe dizer mais adiante.

Segundo Passo

Finalizado o capítulo, com uma compreensão global do texto, agora você irá ouvir o áudio do capítulo. Não se preocupe, vou fornecer os links logo abaixo do livro e do áudio.

Esta etapa você irá ter a oportunidade de ler novamente, mas desta vez ouvindo enquanto lê. Aqui você estará, na verdade tendo um contato triplicado com o mesmo texto:

1. Ler pela primeira vez para uma compreensão global

2. Ler pela segunda vez para reforçar a compreensão do texto

3. Ouvir enquanto lê para reforçar ainda mais a compreensão do texto enquanto aprende a forma correta de pronunciar as palavras.

Apenas com estes dois passos, você adquiriu vocabulário, está internalizando sem perceber a gramática do inglês e está trabalhando a compreensão oral e a pronúncia.

Mas, você quer extrair o máximo de aprender inglês com um livro, então siga para os passos seguintes.

Terceiro passo

Leia o mesmo capítulo enquanto escuta o áudio, mas agora aplicando a técnica do shadowing, ou seja, você irá ler em voz alta acompanhando o áudio do livro.

Nesta etapa, você estará otimizando todas as etapas anteriores. O vocabulário aprendido ficará gravado mais fortemente na sua memória, sua compreensão oral estará sendo aprimorada sem você perceber e você está trabalhando ativamente na pronúncia das palavras e no ritmo da língua inglesa.

Vale a pena, falar rapidamente sobre isso.

O ritmo da língua inglesa

Cada língua tem sua própria música. Se falarmos inglês como falamos no ritmo do português, mesmo pronunciando isoladamente as palavras de forma correta, ainda assim não nos expressaremos com clareza.

Em inglês existe algo chamado de Rythm Rule. O falante alterna entre sílabas tônicas e átonas em intervalos regulares. Isso quer dizer que algumas sílabas são pronunciadas de forma mais forte, enfática e outras de forma mais fraca.

Tanto isso ocorre que palavras como preposições ou artigos por exemplo que não são tão importantes na mensagem que ser quer transmitir tem uma pronúncia tão encurtada que fica difícil para nós falantes não nativos as compreendermos.

Essa é a teoria que explica o que acontece na forma como o inglês é falado, o seu ritmo. E para falarmos com clareza e naturalidade, o melhor a fazermos é aprendermos a “cantar” no ritmo certo da língua inglesa. E com isso falaremos de forma, clara, correta e sem esforço, porque as palavras fluirão naturalmente.

Você perceberá se fizer esse exercício único de ler enquanto ouve, como falar no ritmo certo pode ser o grande diferencial para você dominar e gostar de falar o idioma.

Quarto passo

Para fechar com chave de ouro, vamos treinar um pouco a escrita. Aquelas palavras que você anotou no seu caderno e que agora fazem parte do seu vocabulário passivo (as palavras que você sabe, mas não as usa), vamos usá-las para compor frases.

Isso te ajudará a expandir o seu vocabulário ativo na escrita e na fala.

E se você quiser ir além e elevar a quinta potência o seu aprendizado de inglês, escreva um resumo (em inglês, obviamente) do capítulo que você acabou de ler.

Quinto e contínuo passo a seguir

Feito isso, passe para o próximo capítulo. Faça um capítulo por dia. Se tiver muita dificuldade, divida as atividades para serem concluídas em dois ou três dias. E depois, passe para o capítulo seguinte.

Com este simples passo a passo, ao terminar um livro você estará em outro nível de inglês.

E assim, não pare mais. Repita o mesmo processo com outro livro. Pois não é necessário complicar o que é simples e eficiente. Porque, lhe asseguro, esse método é muito eficiente. E você observará que o caminho das leituras se tornará cada vez mais rápido e prazeroso para te levar ao seu objetivo final: ser realmente fluente em inglês.

Baixe aqui o livro “Alice’s Adventures in Wonderland
O livro ideal
Acesse aqui o áudio do livro “Alice’s Adventures in Wonderland”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima